Implementação de um atendente virtual para uma estação hidrometeorológica utilizando AIML
DOI:
https://doi.org/10.37467/gka-revtechno.v5.455Palavras-chave:
chatterbot, aiml, estação metereológicaResumo
A Estação Hidrometeorológica da Fatec Jahu (Jaú-SP) coleta dados meteorológicos que são disponibilizados através de seu website e ficam acessíveis à população. Os dados meteorológicos são utilizados em áreas como a agricultura e construção civil. O website da Estação Hidrometeorológica possui também informações sobre sua história, o funcionamen-to de seus instrumentos de medição, entre outras, o que torna o website interessante como fonte de informação. É neste cenário que é apresentada a proposta deste trabalho que consistiu em realizar uma investigação que culminou na proposta e implementação de um chatterbot responsável por permitir a interação entre os usuários e as informações disponibilizadas pela Estação Hidrometeorológica da Fatec de Jaú em linguagem natural. O chatterbot é útil para esclarecer as dúvidas relacionadas à Estação e aos dados disponibilizados, assim como, prestar informações sobre como acessar esses dados, o que contribui para diminuir o tempo de busca e possibilita acesso a resultados que atendam as necessidades dos usuário.
Referências
Carvalho, J. O. F. (2003). O papel da interação humano-computador na inclusão digital. Revista Transinformação, 15(3), edição especial, p. 75-89.
Estação Hidrometeorológica (2012). Jaú: Faculdade de Tecnologia de Jaú. Nossa história. Disponível em http://fatecjahu.edu.br/estacao/index.php?page=historia. Acesso em 11 jul. 2012.
Fé, I. M. M. (2005). AIML aplicada à criação de personagens interativos.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Instituto Tecnológico de Aeronáutica,São José dos Campos.
Laven, S. (2012). The Simon Laven Page. Disponível em: <http://www.simonlaven.com>. Acesso em: 01 maio 2012.
Leonhardt, M. D.,Castro, D. D., Dutra, R. L. S., Tarouco, L. M. R. (2003). ELEKTRA: Um Chat-terbot para Uso em Ambiente Educacional.Renote. Porto Alegre. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/~elektra/info/artigos/chatterbot-Elektra%5B1%5D.PDF.
Primo, A. F. T. (2000). O uso de chatterbots na educação à distancia. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/oea/mat/chatterbots_lec.pdf. Acesso em: 26 ago. 2012.
Rabello, R. S.,Marchi, A. C B. De,Fossatti, M. (2011). AGEBOT: Um chatterbot em AIML volta-do a responder questões sobre epilepsia.XI Workshop de informática médica, Natal. Anais do WIM, 2011. Disponível em: http://www.dimap.ufrn.br/csbc2011/anais/eventos/contents/WIM/WIM_Sessao_4_Artigo_2_Fossatti.pdf. Acesso em: 23 maio 2012.
Ringate, T. (2001). AIML Reference Manual. Alicebot.org. Disponível em http://www.alicebot.org/documentation/aiml-reference.html. Acesso em: 14 abr. 2012.
Russel, S.; Norvig, P. (2004). Inteligência Artificial: uma abordagem moderna.Rio de Janeiro: Elsevier.
Talking about aiml predicates. (2012). Alicebot. Disponível em: <http://www.alicebot.org/video_transcripts/predicates.txt>. Acesso em: 4 jul. 2012.
Wallace, R. S. (2009). The Anatomy of A.L.I.C.E. Disponível em: http://www.alicebot.org/anatomy.html. Acesso em: 18 abr. 2012.
Wallace, R. S. (2005). Be Your Own Botmaster.Oakland, CA (USA): ALICE A.I. Foundation, Inc.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores/as terão os direitos morais do trabalho e cederão para a revista os direitos comerciais.
- Um ano após a sua publicação, a versão do editor estará em acesso aberto no site da editora, mas a revista manterá o copyright da obra.
- No caso dos autores desejarem asignar uma licença aberta Creative Commons (CC), poderão a solicitar escrevendo a publishing@eagora.org