Sistema especialista de elaboração de cardápios nutricionais
DOI:
https://doi.org/10.37467/gka-revtechno.v5.1350Palavras-chave:
sistema especialista, regras de produção, nutrição, inteligência artificial, busca, tacoResumo
A correta alimentação ajuda para uma vida saudável. O nutricionista é o profissional responsável pela manutenção de hábitos alimentares. Este trabalho visa desenvolver um software de auxílio ao nutricionista na montagem de um cardápio semanal utilizando regras de produção, busca em largura e programação linear. A programação linear é utilizada no cálculo das quantidades dos pratos, a busca em largura na combinação e as regras de produção na seleção dos pratos e validação dos cardápios. O software apresentado consegue gerar cardápios compatíveis com as necessidades básicas diárias de um indivíduo.
Referências
Balintfy, J. L. (1964). Menu planning by computer. Communications of the ACM, 7(4), pp. 255–259.
Camargo, K. G. (1999). Inteligência artificial aplicada à nutrição na prescrição de planos alimentares. Mestrado em engenharia de produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Fernandes, A. M. d. R. (2008). Inteligência Artificial. VisualBooks, Florianópolis.
Galisa, M., Esperança, L., Sá, N. (2008). Nutrição - Conceitos e Aplicações. São Paulo: M.BOOKS.
Luger, G. F. (2004). Inteligência artificial. São Paulo: Bookman.
Marling, C. R., Petot, G. J.; Sterling, L. S. (1999). Integrating case-based and rule-based reasoning to meet multiple design constraints. Computational Intelligence, 15(3), pp. 308–332.
Miotto, M. (2006). Programação alimentar utilizando RBC. Ciência da computação, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí.
Russell, S. J., Norvig, P. (2010). Artificial Intelligence. Prentice Hall Series in Artificial Intelligen-ce. Prentice Hall.
Taco (2011). Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. NEPA - UNICAMP, Campinas, 4 edition.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores/as terão os direitos morais do trabalho e cederão para a revista os direitos comerciais.
- Um ano após a sua publicação, a versão do editor estará em acesso aberto no site da editora, mas a revista manterá o copyright da obra.
- No caso dos autores desejarem asignar uma licença aberta Creative Commons (CC), poderão a solicitar escrevendo a publishing@eagora.org