Design Gráfico e a Cultura Brasileira das HQS presentes nos quadrinhos mineiros
DOI:
https://doi.org/10.37467/gka-revhuman.v4.746Palavras-chave:
cultura, design gráfico, HQ, iniciação científica, RegionalismResumo
O Projeto de Pesquisa realizado através do NIQ – Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos, pelo Centro de Estudos em Design da Imagem da UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, tem a pretensão de incentivar alunos da Escola Municipal Secretário Humberto de Almeida em Belo Horizonte-Minas Gerais-Brasil a comunicar a cultura brasileira, em especial às raízes culturais da Capital mineira, através de levantamento e análise de material em quadrinhos na Internet. O objetivo principal é inserir e incentivar esses alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na pesquisa científica, utilizar de meios que os faça terem interesse por pesquisa. A História em Quadrinho (HQ) como mediadora na transmissão da mensagem entre pesquisadores, professores e alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Superior. A internet passa a ser o meio potencial para realização da análise de imagens e de conteúdos textuais existentes nessas Revistas em Quadrinhos. Ao despertarmos suas curiosidades, pensamos em fazê-lo refletir sobre o assunto, buscamos colocar em questão: como abordar a cultura brasileira através dos quadrinhos existentes na Internet? Verificamos que estimula, impulsiona e fortalece o aluno do Ensino Fundamental ao conhecimento e aprendizado cultural, além de mostrar caminhos mais confiáveis para a informação através da internet. O estudo mostra que existe contexto socio-cultural presente nas HQs e que servem de estímulo para jovens estudantes na iniciação cientifica.
Referências
Araújo, G. C., Costa, M. A., Costa, E. B. (2008). As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes A Margem, 1 (2), pp. 26-36.
Callahan, R.B. (2009). Percepções e uso de graphic novels na sala de aula (Mestrado da Faculdade de Educação). Ohio University, Ohio.
Hassett, D.D. & Schieble, M.B. (2007). Finding space and time for the visual in K-12 literacy instruction. The English Journal, 97 (1), pp. 62-68.
Little, D. (2005). In a single bound: a short primer on comics for educators. New Horizons for Learning . Disponível em: Acesso: 05 jan. 2011.
Paiva, F. (2013). Educação e Violência nas Histórias em Quadrinhos de Batman. Pernambuco: Editora Universitária UFPE.
Rossatto, E. (2009). A história do Brasil em Quadrinhos : Proclamação da República. São Paulo: Europa.
Silva, M. G. da (2011). Mídias na Educação: construindo histórias em quadrinhos a partir do software educativo HagáQuê. Alagoas, UFAL: PPGE Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://ebookbrowse.com/mídias-na-educação-construindo-historias-emquadrinhos-a-partir-do-software-educativo-hagaque-pdf-d127197755> Acesso: 12/02/2012
Souza, M. de et al. (2007). História do Brasil em Quadrinhos . São Paulo: Europa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores/as terão os direitos morais do trabalho e cederão para a revista os direitos comerciais.
- Um ano após a sua publicação, a versão do editor estará em acesso aberto no site da editora, mas a revista manterá o copyright da obra.
- No caso dos autores desejarem asignar uma licença aberta Creative Commons (CC), poderão a solicitar escrevendo a publishing@eagora.org.